"Terra a vista!". Esta foi a famosa frase de um português navegante que descobriu este país tão imenso por acaso. A 514 anos atrás estas terras eram descobertas e a colonização do povo europeu dava sequencia a parte da história do povo brasileiro.
Em tempo difíceis, a realeza portuguesa, já fazia naquela época o que muitos gostaríamos de fazer neste país hoje. A sociedade de Portugal passava por um faxina constante, e toda a sujeira era mandada pra cá. Todo tipo de criminoso passava por um exílio e iniciava a vida em terras brasileiras. Era o castigo dado pelos nobres aqueles que cometiam delitos, no qual, vulgarmente, apelidou o Brasil como purgatório dos brancos.
Seria essa uma explicação lógica para tal comportamento como "jeitinho brasileiro", por exemplo?
Historiadores e antropólogos dizem que sim. O que vemos hoje em nossa sociedade pode ser reflexo de uma manobra do reinado português em séculos passados.
Historiadores e antropólogos dizem que sim. O que vemos hoje em nossa sociedade pode ser reflexo de uma manobra do reinado português em séculos passados.
Esse é ano de eleição. Temos candidatos para tudo que é motivo nesse país. O Brasil precisa de uma saúde de qualidade, segurança reforçada, de igualdade social, investimento em infraestrutura. Alguns querem aborto, outros casamento de pessoas com o mesmo sexo. Alguns outros a descriminalização da maconha. Há quem defenda o armamento, a pena de morte, redução da maioridade penal. Mas e educação?
A base de tudo isso que apimenta os debates políticos deveria ser a educação. Um povo educado seria o ponto de partida para a mudança da nação. Um povo com educação é respeitador do espaço do próximo e respeitaria a opção sexual, religiosa e cor do seu semelhante, e outros fato que causam discussões nessa sociedade. Com um povo educado haveria mais dialogo e menos truculência. Um cidadão esclarecido pensaria mais sobre seus atos, se cuidaria quanto as formas anticoncepcionais e o aborto já não seria motivo de discórdia nesta sociedade tão carente de educação.
Falta, além de educação, estimulo de querer aprender. Falta interesse! Esse estigma de que, política é um assunto que não se discute deve deixar de existir. Precisamos procurar entender das necessidades e cobrar a quem pode fazer alguma coisa. Precisamos formar caráter de excelência dos jovens de hoje, que formaram a sociedade adulta de amanhã que será a base para futuros jovens.
Infelizmente o futuro é incerto. E se fosse você no poder? Será que seria diferente? A escória de Portugal sobressairia a ao fino e educado da realeza que há em você? Perguntas que sinceramente não há respostas. Cabe a você responder. Ninguém nasce político que desvia dinheiro, policial corrupto ou qualquer coisa de ruim que possa ser citado. A mesma sociedade que forma pessoas de bem, também forma gente de mau caráter. Basta você de bem se impor e lutar. Mas lutar de verdade! Por fim ao que de ruim ficou de legado dos governos de séculos atrás. O brasil ainda tem jeito, ele só não precisa de mim, como precisa de você.
Nenhum comentário:
Postar um comentário